terça-feira, dezembro 12, 2006

Negócio e Missão

Não me ofereça coisas... Ofereça-me soluções.

O negócio
A atividade principal de uma organização constitui o seu negócio e através de sua declaração comunica ao mercado, de forma sintetizada, suas competências principais e subjacentes. Quando se diz ‘forma sintetizada’, quer dizer: a declaração do negócio tem que estar contido numa frase curta, assertiva e comunicativa, não deixando margem à dupla interpretação.

O negócio deve ser definido em termos do benefício que irá disponibilizar para suas clientelas e ao mercado em geral e não apenas do produto que fornece. A declaração do negócio deve explicitar, além das competências de vanguarda da organização, as competências essenciais, ambas orientados às necessidades e desejos do cliente, A declaração deve ser abrangente visando futuras expansões do portfólio do negócio, posto que o negócio de uma organização possa satisfazer clientelas distintas através de suas linhas de negócio, exigindo por vezes declarações específicas para as diversas clientelas.

Quiçá, o poema abaixo de Autor desconhecido ajude a completar o definido acima:
Não me ofereça coisas...
Não me ofereça sapatos. Ofereça-me a comodidade para meus pés e o prazer de caminhar.
Não me ofereça casa. Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e fe¬licidade.
Não me ofereça livros. Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento.
Não me ofereça discos. Ofereça-me lazer e a sonoridade da música.
Não me ofereça ferramentas. Ofereça-me o benefício e o prazer de fazer coisas bonitas.
Não me ofereça móveis. Ofereça-me conforto e tranqüilidade de um ambiente aconchegante.
Não me ofereça coisas. Ofereça-me idéias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios.
Por favor, não me ofereça coisas...

Alguns exemplos:
Fabricar aviões – “fabricação de equipamentos e veículos aeronáuticos” – o que confere maior abrangência ao negócio.
Fabricar sacos plásticos – “fabricação de embalagens” – abrangência de outros produtos ou linhas de negócio.
Fabricar lâmpadas – “fornecemos iluminação na medida de sua necessidade e conforto”.
Empresa de eletricidade – “geradora de energia limpa”
Cia. aérea de transporte de passageiros – “encurtamos distâncias” – declaração orientada às necessidades e desejos dos clientes.
Cia. marítima de transporte de pessoas – “viagens de lazer e entretenimento” – idem à anterior.
Instituição bancária – “intermediação de recursos financeiros”.
Cia de seguros de vida – “garantimos a tranqüilidade de seus ente-queridos”.
Cia de seguros patrimoniais – “garantimos seus bens patrimoniais”.
Imagine o impacto de uma declaração de negócio de cemitério - “Mantenedores de defuntos”, ao invés de – “Cuidamos do último repouso das pessoas”. Há que se ter sutileza em qualquer declaração!

A Missão
Completando o que iniciamos em artigo anterior sobre o tema, registramos e decompomos algumas missões de organizações conhecidas:
Banco do Brasil: Ser a solução em serviços e intermediação financeira, atender às expectativas de clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre os funcionários e a Empresa e contribuir para o desenvolvimento do País.
• Ser a solução em serviços e intermediação financeira – objetivo principal da organização
• Atender às expectativas de clientes e acionistas – principais atores.
• Fortalecer o compromisso entre os funcionários e a Empresa – valores
• Contribuir para o desenvolvimento do País – padrão de comportamento (compromissos).

CEF: Promover a melhoria contínua da qualidade de vida da sociedade, intermediando recursos e negócios financeiros de qualquer natureza, atuando, prioritariamente, no fomento ao desenvolvimento urbano e nos segmentos de habitação, saneamento e infra-estrutura, e na administração de fundos, programas e serviços de caráter social.
• Promover a melhoria contínua da qualidade de vida da sociedade – valores
• Intermediando recursos e negócios financeiros de qualquer natureza - objetivo da organização
• Fomento ao desenvolvimento urbano e nos segmentos de habitação, saneamento e infra-estrutura, e na administração de fundos, programas e serviços de caráter social – linhas de negócio.

Grupo Gerdau: O Grupo Gerdau é uma organização empresarial focada em siderurgia, com a missão de satisfazer as necessidades dos clientes e de criar valor para os acionistas, comprometida com a realização das pessoas e com o desenvolvimento sustentado da sociedade.
• Organização empresarial focada em siderurgia – razão de ser (o que)
• Satisfazer as necessidades dos clientes e de criar valor para os acionistas – finalidade - clientela e stakeholders (para quem)
• Comprometida com a realização das pessoas e com o desenvolvimento sustentado da sociedade – padrões de comportamento (valores)

12/12/2006