domingo, janeiro 30, 2011

Perspectivas na Gestão

Podemos entender Gestão como a condução de qualquer negócio que seja feito com proficiência, seja numa quitanda ou numa grande empresa. O foco da Gestão se apresenta sob várias perspectivas, a saber:
- Por Competências: Qualidade, Pessoas, Materiais, Produção, Marketing, Vendas, TI, P&D, etc.
- Por Objetivos: Crescimento, Inovações, Aprendizagem, Prazos, Lucros, Custos, Sustentabilidade, Satisfação do Cliente, Clima Organizacional, etc.
- Por Ativos: Materiais (Terrenos, Imóveis, etc.) e Imateriais (Marcas/Patentes, Clientes, Conhecimento, Processos, Cultura, Comunicação, etc.)
Sem entrar no mérito da forma de Gestão das várias perspectivas e como estão estruturadas, percebe-se que elas ocorrem concomitantemente nas áreas das empresas porque existem formas específicas de controle em cada perspectiva.  “... A aplicação do processo de gestão se dá em função do tipo de controle que se deseje adotar em função da definição dos indicadores pelos quais será feito o acompanhamento, sendo este acompanhamento fruto da metodologia do processo, Tornar um evento (etapa/atividade) mensurável é criar uma expectativa de desempenho ou resultado expresso em valor (es) que seja factível e aceito segundo os  padrões vigentes no ambiente da gestão”, em síntese – o que se quer medir. http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/gestao-8310/artigo/
A Gestão por Competências é a usualmente aplicada nas áreas operacionais, face os padrões de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (competências), fatores mandatórios para a consecução dos processos, cujos parâmetros de acompanhamento e aferição (capacidade, eficiência e eficácia) são estandartizados nos vários segmentos da indústria.  
A Gestão por Objetivos normalmente se apresenta em nível macro (Diretorias) abrangendo um ou vários Departamentos afins. Alguns exemplos: Lucro e Satisfação do Cliente (Área de Comercialização e Logística), Custos (Área Produtiva e Materiais), Prazos (P&D, Projetos), Crescimento e Sustentabilidade (Área Estratégica), Aprendizagem e Clima Organizacional (Área de Pessoas). Uma metodologia que se apresenta oportuna na Gestão por Objetivos é o BSC – Balanced Scorecard.
A terceira perspectiva da Gestão é a dos Ativos da organização, dividida em dois grupos: Gestão do Patrimônio Material (tangível) e o Imaterial (intangível). Os Ativos Materiais são compostos de terrenos, imóveis, mobiliário, instalações, equipamentos, veículos, têm sua Gestão englobando a manutenção, inventário e valorização, porém nesta era do Conhecimento é indubitável a importância dos Ativos Intangíveis, posto que em algumas grandes empresas estes Ativos já façam parte de suas contabilidades. Há somente duas décadas esses ativos passaram a ter uma atenção especial na Administração, dada sua importância.
Para Brooking (1996) esse termo ‘Intangível’ “... compreende quatro tipos de ativos: a) Ativos de mercado, onde se incluem marcas, clientes, canais de distribuição e colaborações nos negócios; b) Ativos de propriedade intelectual, que incluem patentes, copyrights, designs, segredos industriais e comerciais; c) Ativos humanos, compreendendo educação e conhecimento relacionado às atividades, competências, expertise, habilidade para resolver problemas; e d) Ativos de Infraestrutura, incluindo-se nesse grupo os processos, as tecnologias e as metodologias, como sistemas de informação, cultura, métodos gerenciais e redes de comunicação”.
Hoje, existem várias metodologias de aferição dos Intangíveis (Intangible Asset Monitor, Economic Value Added (EVA™), IC-Index™, Skandia Navigator, CIV - Valor Intangível Calculado, The Invisible Balance Sheet, etc.).
Do exposto acima decorre que liderança, competências e demais expertises não são suficientes para um desempenho satisfatório, há que se ter foco na Gestão, o quê significa - saber o que controlar (coleta, acompanhamento, análise e correção), pois Gestão, antes de tudo, é condução rumo à melhoria e a superação.